Aumiguinhos seguidores

1234

Arthur Jimmy Tobinho Juninho Bucca Lipe Japi Max Panchito Oliver Bidu Ringo Mahler Scott Jones Guga Dudu Sushiro Bóris Bud Bóris Freud Balu Átila Mibi Pampa Tobi Toddy Rafinha Puff Rick Bob Linos Ozzy Toby Billy Zorro Billy Mink Scooby Sushi Caco Chasa Cusco Piá Diego Dieque Robert Percy Dusque Rock Fredy Pico Angelina Mel Ariel Chiquinha Bita Maria Sacha Cindy Preta Mel Philomena Bambi Jade Liza Giulli Pepê Mel Puppy Diddy Princesa Luli Menininha Malu Liza Mel Lori Belinha FunnyFlor Mariah Mel Fifi Foxy Bianca Luma Tereca Preta Laika Sofhie Nastácia Chantal Julie Lady Nikita Lalinha Luna MaryJane Mel Mila Mel Muca Rebeca Sofia Tina
Jack Timmy Jobi Kauai Berg Off-set Suky Max Tom Lucca Wicket Caio Kim Mutley Nenê Ozzy Paco Ringo Scooby Tchuco Teco Benson Pongo Bill Scooby Aussie Manny ChingPuff He-man Tommy Garu Bob Zulu Nenê Toy Buddy Buddy Guaíba Jack Bidu Kid Marley Tchan Eros Lilo Quico Budy Frederico Pulga Twix Teddy Ingui LumaMalu Kayla PandaVida Teca Cookie Pérola Tina Bibita Belinha Vitória Brisa Polyana Liza Vicky Fiona JadeMel Babi Luna Zíngara KaylliFrida Shoya Suzy Malu Punk Cindy Mel Zucca Jade Shelly Toya Laila KittyMaria Corina Meg Lili Lala Loirinha Preta Kelly Kika Brida Lili Cacau Lessie Lili Malu Belinha Belinha Pretinha Lua Titica Sépia
Aquiles Pilincho Spoof Jaspe Zeus Woody Minduim Toby Zuki JiuJitsu Guri JeanLuka Benjor Zene Kadu Olivio Freddy Órion Bobi Platão Toy Oscar Banzé Zayon Spyke Reef Moshe Chopp Joey Bóris Ozzy Rock Belo TheoFVK Polaco Kirky Chukie Napoleão Luigi Afonso Nemo Dick Ciborg Chuky Friedrich Nietzsche Juba Leo João Duque Zyon Theo Tobi Piggy Naná Belinha Meg Pelúcia Lila Maria Ellie Clara Vicki Angel Sushi Gracy Mel Duquesa IndoGreta Bita Belinha Belinha Gracinha Shana e Serena Meggie Chiquinha Minnie Fênix Belinha Lilica Hanna Lola Kiara Mel Pitoca Dolly Mocinha Maya Mel Sofia Luna Xakira Vida Fiona Pituca Melinda Mel Ludmila Penélope Miles Shoyo Pucca Brunet Bolinha Lua
Tchurtchuro Theo Tito Pingo Jorge Freddy Shoyo Bono Mustafá Tinga Justin Boni Félix Soleil Barney Meggy e Chanel Lola Branca Lola Lumen Pedrita Tuxa Gabi Lili Sofia Funny Mel Tiffany Juju Vicky Pieper Dalila Luna Molly Dolly Cristal Gaia e Penélope Miucha

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

741. Cuidados para o aumiguinho curtir o Verão!
















"Vem chegando o verão..." Isso é verdade no calendário e na bela balada-rock de Renato Rocketh celebrizada por Marina Lima, pois na prática não precisamos esperar até 21 de dezembro. Sim, o verão já chegou, com todo mundo derretendo de vontade de aproveitar as férias de virada de ano. É claro que nossos companheiros e amigos caninos estão dentro.

Vamos apenas lembrar alguns detalhes para que eles curtam o verão a ponto de levar o prazer e a alegria pelo outono, inverno e primavera adentro. E essa música que citamos serve de mapinha.

"Um calor no coração..." No corpo todo, isso sim, especialmente os caninos, cuja temperatura normal é mais elevada que a nossa e os torna mais sensíveis ao clima quente. Se seu cão latir e ofegar muito, ele pode estar dizendo no idioma dele aquela frase que ouvimos de vez em quando: "Mas está calor, hein?" Portanto, não se esqueça de aliviá-lo e de cuidar para que ele não venha ou volte a sofrer com o clima quente.

Mantenha a tigela do canino sempre cheia de água fresca (e na sombra) e, ao levá-lo a passeio, leve uma garrafinha especial de água para ele; em viagens e passeios mais longos, um recipiente dobrável para água também é indispensável. Se o calor estiver mesmo daqueles, uma bandana úmida ou deixada no freezer em volta do pescoço do peludo vai bem. Em casa, as piscininhas das crianças são ótimas também para os caninos - mas, se a piscina for de verdade e meio grande, o cão deverá estar bem treinado para entrar e sair, pois ele pode nadar demais e afundar de cansado. Sempre comparo cães a crianças pequenas; pois bem, não se larga um bebê, humano ou canino, totalmente sozinho numa piscina.

"De bundinha de fora..." Para o cão tanto faz, especialmente se ele for dos mais peludos. Escove-lhe o pelo diariamente para aliviar o calor (mas não tose muito curto, pois os pêlos ajudam a proteger o canino do Sol). Passe filtro solar no focinho e pontas das orelhas, partes sensíveis por excelência e não protegidas com pelagem (mas convém verificar com o veterinário o tipo e quantidade de filtro solar). Procure evitar que ele pise em lugares que acumulam calor, como o asfalto das ruas e calçadas ou mesmo o metal das carrocerias de caminhões ou caminhonetes. Escolha caminhos alternativos com muita grama e/ou sombra e faça o cão se acostumar com o calor do solo, começando por passeios bem curtos e ir aumentando aos poucos.

"O dia inteiro de prazer..." Ótimo, mas cuidado com o período das dez da manhã às três da tarde, quando o Sol ataca com mais força. Se para a maioria de nós já é um sufoco literal, imagine para os peludos. Ao sair com o canino em longas caminhadas, dê várias paradas para descanso.

"Não demora muito agora..." Não demore é nada: nem pense em deixar o cão no carro nem por "um minutinho", pois dentro do veículo a temperatura sobe muito e bem depressa, e o risco de o cão pegar insolação e simplesmente falecer devido ao calor é muito grande. Também não demore se perceber algum cão preso por corrente embaixo de sol forte, sem nenhum abrigo, sombra ou circulação de ar (ou mesmo deixado dentro de um automóvel!); avise as autoridades ou possíveis donos mais próximos.


Os sintomas de insolação são excesso de salivação, respiração acelerada, perda de coordenação, ansiedade, falta de resposta a comandos, alto da cabeça muito quente e temperatura retal acima de 41 graus. Leve o cão para onde houver sombra, molhe-o com água fria (se houver banheira ou algo parecido, melhor ainda) por cerca de meia hora (mas não mergulhe a cabeça do peludo se ele tiver desmaiado) e corra ao veterinário para o cão receber soro e daí se re-hidratar. Ah, sim: nada de ir dando ao cão aspirina ou outros antitérmicos que podem funcionar muito bem nos humanos. E atenção especial à sensibilidade acentuada ao calor de que podem sofrer os Pugs, Buldogues e outras raças de focinho curto, bem como os cães obesos e idosos. Não deixe seu canino "todo se ardendo" para ninguém!

"Eu quero te ter, te envolver..." Isso vale também para mosquitos, pulgas, carrapatos e outros bichinhos incômodos e até perigosos que proliferam no calor. Vermifugar o peludo ajuda a prevenir e afastar risco de zoonoses. E atenção para a ração: com o calor ela tende a se fermentar e estragar mais rapidamente.


"Top less na areia, virando sereia..." Para pessoas sim, cães não! Basta lembrar detalhes de senso comum como o sofrimento do cão ao pisar a areia quente e a impossibilidade de limpar seu cocô e xixi sem contaminar a praia. Inclusive, há leis proibindo a permanência de cães (e também gatos) na praia, com penalidades variando para cada cidade, que, além de multa para o dono, incluem até risco de o cão ser levado pelo Centro de Controle de Zoonoses para ser resgatado ou mesmo doado a terceiros. Quando muito, o cão só pode passear na praia se ficar no colo do dono.

"Tudo que quiser eu vou te dar..." Bem, já falei em outros artigos sobre como lidar com peludos pidões. Sim, no Brasil começo de verão coincide com Natal, mas nada de dar ao canino panetone para humanos e outros quitutes achocolatados, pois o cacau é maligno para eles. Se você realmente precisar dar panetone ao seu canino, que seja do especial para ele, e algumas versões incluem até pedaços de carne.

"Coisas da vida..." Nunca é demais repetir: ao sair para sua merecida viagem de férias, não se esqueça de verificar os locais em que é permitido se hospedar ou se alimentar na companhia de amigos mais peludos que Tony Ramos. Caso você viaje sem os cães, verifique se eles têm espaço para se movimentarem e abrigo contra sol forte e chuva, deixe mais de uma vasilha de água e providencie alguém para cuidar deles, pelo menos para verificar e trocar água , ração e limpar a cocozeira.

"Essa magia colorida..." É isso mesmo, basta unir atenção e cuidado ao carinho e amor pelos caninos para que eles e seus donos e amigos, todos juntos, tenham um verão divertido, prazeroso e inesquecível. Afinal, não são só os humanos que gostam - e precisam - das proverbiais sombra e água fresca!


Por Ayrton Mugnaini Jr.

Nenhum comentário: