Auau... aumiguinhos!
O aumiguinho Lipe começou a uivar muito afinadinho, assim que o sino começou a tocar... no entanto, outros aumiguinhos que também estavam na pracinha apenas escutaram o som do sino e... não uivaram. O que os aumicães comentam é que o som muito alto faz com que os ouvidos dos cachorrinhos doam e que por isso, eles respondem uivando. Mas até agora só ouvi o aumiguinho Lipe e o aumiguinho Bud uivando para o sino, por quê? Será que estes aumiguinhos aupresentam problema de extrema sensibilidade auditiva ? Então, fui consultar o "me salva dr. Google" sobre o aussunto e milhares de respostas surgiram... a que segue é uma delas, mas não é questão fechada!
De acordo com Rubia Burnier, veterinária especialista em comportamento animal, uivar é um recurso usado pelo cão para se comunicar à distância, uma ferramenta útil especialmente quando não há contato visual. Quando o animal uiva, sua voz atinge um timbre mais alto e ele pode ser ouvido de longe.
"O uivo de um cão pode ser percebido a quilômetros de distância e serve para chamar atenção, localizar e reunir os membros do grupo. Esse comportamento foi herdado do lobo e é uma característica marcante em algumas raças, como Husky Siberiano, Samoieda e Malamute do Alaska. Esses cães uivam em vez de latir", diz a veterinária.
Outro motivo que estimula o cão a uivar, ressalta a especialista, é a presença de uma cadela no cio, cujo cheiro se espalha pelo vento, atraindo machos mesmo distantes e criando assim uma "sinfonia de uivos". Uivar geralmente não significa dor ou sofrimento, mas muitas vezes serve para aliviar o tédio e a solidão. Pode ser também uma maneira de o cão extravasar sua frustração.
Segundo Rubia, cães que ficam sozinhos por períodos longos uivam numa tentativa de trazer de volta seus companheiros de matilha, no caso, a família. "O uivo também expressa excitação e contentamento, como aqueles cães que uivam quando ouvem música", exemplifica a veterinária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário