Movimento Ocupa PoA na Praça da Matriz gera reclamações
Frequentadores se queixam de mau cheiro e do bloqueio da área central
Movimento Ocupa PoA na Praça da Matriz gera reclamações Crédito: Tarsila Pereira |
Uma onda de protestos que teve início nos Estados Unidos causa polêmica na Praça da Matriz, no Centro de Porto Alegre. Integrantes do movimento Ocupa PoA - inspirado no Occupy Wall Street - estão acampados no local desde o dia 20 de dezembro. Desde então, frequentadores reclamam do cerceamento do espaço público, já que os manifestantes estariam bloqueando um dos acessos ao centro da praça, e de mau cheiro. Um grupo de moradores chegou a pedir providências à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), que informou que não irá tomar nenhuma medida.
Durante o Fórum Social Temático, em janeiro, até 40 pessoas passaram as noites no local. Mas, ao contrário do que os moradores das redondezas pensavam, o movimento teve continuidade mesmo após o evento, embora com um número reduzido de militantes - hoje, são cerca de dez que dormem em barracas montadas dentro da praça.
"É cerceamento de liberdade, sujeira e falta de compostura. Os turistas chegam ali e está tudo sujo e fedorento", reclamou a professora Janice Sfreddo, que diariamente leva o seu cachorro para passear. "Tentamos conviver pacificamente", disse outra moradora, que prefere não se identificar. "Já mandamos e-mail para Smam e vereadores, mas não tivemos retorno", completou. A opinião, porém, não é unânime. "Acho que é o exercício da democracia. Todos têm o direito de se manifestar", afirmou o músico Sandrino Escobar, que vai à praça com as filhas.
Os manifestantes estenderam uma lona sobre o espaço onde ficam os móveis e a comida, fruto de doações. "Nas feiras, ajudamos (os comerciantes) com as barracas, falamos do projeto e algumas pessoas nos apoiam. A maioria são coisas que não podem mais ser vendidas", explicou Sebastian, 28 anos, que afirma ser natural da Bélgica e não revela o sobrenome. O local tem uma biblioteca, onde há livros como a biografia de Fidel Castro.
Participação nas decisões políticas
O grupo Ocupa PoA define-se como "uma reunião de pessoas - não de movimentos, nem de partidos - que percebem uma possibilidade de evolução da participação popular nas decisões políticas". "Uma das formas de protesto é a ocupação do espaço público", alegou o estudante de Ciências Sociais da Ufrgs Maurício Jardim, 19, acampado há 40 dias. Entre as bandeiras defendidas, estão a luta contra o novo Código Florestal, as grandes hidrelétricas e o aumento da passagem de ônibus.
Smam não vai coibir presença na praça
Por meio de uma nota, encaminhada ontem à noite, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) esclarece que "não há a intenção de coibir na praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz) o movimento social legítimo denominado Ocupa PoA, que, segundo o próprio site da organização, não tem intenção de causar danos às pessoas, ao meio ambiente, aos animais e ao patrimônio público". A nota foi encaminhada pela assessoria de imprensa da Smam.Fonte : Correio do Povo - 28 de dezembro de 2012
8 comentários:
É um descaso com a população....depois querem pedir votos...
Fiquei sabendo que logo, estes moradores da praça serão retirados. Tem muita gente agindo por vias legais para que a praça volte a sua função original de proporcionar lazer aos moradores do Centro Histórico e seus visitantes.
Acho engraçado que o povo que critica políticos é o mesmo que reclama quando as pessoas querem lutar pelos seus direitos.
Afinal qual é tua posição? Acha errado o pessoal fazer protesto mas vota em político corrupto?
Eles estão lutando por ti também, pode não ser da melhor maneira mas estão fazendo algo. E tu o que faz para mostrar tua indignação com essa nossa política de nada??? Ou te contenta com nosso governo???
Temos que ser como o povo da Europa que faz protesto e consegue o apoio de QUEM PENSA, consegue seus direitos...
Criticar é fácil minha cara. Pense nisso antes de falar.
E só para lembrar... Estão lá pelos teus direitos também, então quem sabe busca te informar, vai lá conversar com eles, saber o que pensam... Não seja tão ignorante.
muito cuidado ao difamar movimentos sociais legítimos e respaldados pela constituição... MUITO CUIDADO...
Este "anônimo" covarde que tome cuidado, o MP já está a par deste comentário com ameaças, passível de um processo.
Nós lutamos elegendo pessoas e delegando a elas a tarefa de gerir nossa cidade.
Nós lutamos levantando cedo, trabalhando, pagando impostos que são convertidos em saúde, educação, albergues para pessoas de rua, praças para lazer e convivencia, subsidiando programas asssistenciais para pessoas que não podem trabalhar. Nós elegemos um governo democrático que reverte o dinheiro de nossos impostos transformando ele em tudo isto que citamos acima.
Nós também contribuimos para universidades públicas, somos nós que indiretamente pagamos bolsas de estudo e pesquisas para que o pais se torne maior e o nosso rio grande mais grande.
Nós não ficamos sentados. Somos parte do Rio grande que vai a luta trabalhando.
Participem do planejamento participativo da cidade pois este canal é conferido a vocês, vinculem-se a ongs, mas por favor, paguem suas despesas, porque claro que não vamos custear liquidificador, comida organica. Estamos torcendo para que encontrem emprego logo e que contribuam com impostos, pois só aumentando a receita que nossos convernantes poderão investir mais em favor da comunidade.
... continuando...
Queremos a retomada da nossa praça para o uso de todos. Não queremos obstáculos, poluições. Queremos que todos possam ocupar o espaço e não apenas alguns.
Queremos nosso Rio grande GRANDE e o defendemos com unhas e dentes.
Janice, não há ameaça alguma em mandar tomar cuidado. Isso é paranoia da sua cabeça. Eu só estou sugerindo tomar cuidado pois isso é uma postura individualista sua que tem consequências nefastas para setores mais carentes da sociedade. Cuidado com isso, você não está sendo responsável pelos seus atos.
Postar um comentário