Brrrrrr.... o frio chegou e está castigando! Apenas manter os animais em casa não é suficiente para evitar doenças. “A prevenção é a melhor forma de combater todos problemas, então as vacinas são fundamentais para proteção”.
Os problemas mais comuns nessa época são a gripe canina e a gripe felina. São transmitidas de animal para animal por meio de secreções nasais que aumentam com a chegada do frio.
Os primeiros sintomas de gripe são os mesmos. Espirros ocasionais, secreção nasal, prostração e febre, além de perda do apetite. Nesses casos, é de extrema importância que o tratamento seja procurado imediatamente, pois o quadro pode evoluir para uma pneumonia.
É importante que sejam vacinados anualmente. Além disso os mais idosos merecem cuidados especiais. “Estes tendem a sentir mais dor no frio. Como os de pelagem curta, que devem ser agasalhados”.
Aumentar a alimentação também está entre as dicas. Se o pet não tiver problemas de obesidade, pode-se aumentar em 15 a 20% o alimento no frio. Outro ponto são os passeios diários, de forma que o cão só saia quando a temperatura estiver agradável e o chão seco.
Para finalizar, os banhos devem ser mais curtos, com água morna e menos frequentes nessa época. Cuidado nas saídas após os banhos, para que não sofram choque térmico em contraposição ao ar frio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário