Tem uma arvorezinha que chama a nossa atenção por estar toda florida, toda muito cor-de-rosa. Ela fica logo ali, é só atravessar a rua do lado da praça. A mamãe da aumiguinha Nastácia ficou muito curiosa em saber o nome e as características da planta rosa e perguntou pra nós se sabíamos : nããããããããooooooo, nunca paramos pra pensar... ela foi pesquisar e descobriu mais uma curiosidade da natureza e que compartilha com os aumigos ;)
O oleandro (Nerium oleander), também conhecido como loendro, loandro, loandro-da-índia, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha ou flor-de-são-josé, é uma planta ornamental extremamente tóxica.
É um arbusto grande, podendo ter por volta de 3 a 5 m de altura. Suas
flores podem ser brancas, róseas ou vermelhas. É uma planta pouco
exigente se tratando de temperatura e umidade.
Toda a planta é tóxica. Tem como princípios ativos a oleandrina e a
neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas. Basta que seja
ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg, no entanto, muitas
vezes a ocorrência de vômitos evita o desfecho fatal.
Os sintomas da intoxicação, que podem aparecer várias horas depois da ingestão, são dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, sonolência, dispneia, irritação da boca, náusea, vômitos, coma e morte. Esta planta é originária do norte da África, do leste do Mediterrâneo e do sul da Ásia. É muito comum em Portugal e no Brasil, quer espontânea, quer cultivada.
E mais um galho despencado foi encontrado no meio do caminho! Teria caído pelo peso do par de tênis que estava pendurado nele? ou teria sido arrancado intencionalmente durante o período da noite? pois a árvore não pertence ao grupo das centenárias! Estranho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário