Eliseu Padilha propõe a criação do Estatuto dos Animais
Nos últimos dias, a grande mídia, em especial os programas de TV, tem veiculado matérias sobre maus-tratos aos animais. Visando coibir e punir quem pratica este tipo de ato, o deputado Eliseu Padilha apresentou um Projeto de Lei que cria o Estatuto dos Animais.
O PL 3672/2012 tem como premissa a garantia à vida e o combate aos maus-tratos e demais formas de violência contra os animais, bem como altera a condição jurídica dos animais, que deixam de ser considerados “coisas” e passam a ser considerados “seres sencientes”, sujeitos de direitos naturais e nascem iguais perante a vida. Segundo o parlamentar, o projeto é uma resposta a todas as pessoas e entidades que lhe trouxeram sugestões e, com certeza, atende aos anseios maiores de toda a sociedade brasileira que almeja banir o comportamento violento e cruel praticado contra os animais. “No Brasil, ainda permanece enraizada a velha ideia de que os interesses dos homens devem prevalecer sobre o dos animais por serem estes seres inferiores”, afirmou Padilha em seu PL.
Hoje no Brasil, não há uma lei federal tratando da questão dos animais. Por isso, o PL 3672/12, do deputado Eliseu Padilha, inova ao introduzir alguns pontos fundamentais neste Estatuto:
1) os animais passam gozar de direitos, entre eles, a integridade física e a sadia qualidade de vida;
2) proíbe o colecionismo;
3) atribui responsabilidade civil e penal aos autores de maus-tratos contra animais;
4) altera a pena de “detenção” para “reclusão” nos casos já previstos em Lei, com penas mais severas que as atuais, entre outros.
O deputado adverte que, a legislação sozinha é insuficiente para produzir uma mudança real nas atitudes e na proteção prática aos animais. “Para ser realmente eficaz, a legislação precisa tanto do apoio popular de uma sociedade humanitária e cuidadosa quanto de uma observância incondicional da legislação”, ressaltou.
Para acessar, clicar o PL 3672/2012
Cãolaboradora : aumiguinha Ariel
4 comentários:
Muito bacana! Provavelmente ele vai ser criticado por estar ajudando os animais. Vão dizer que são as pessoas que precisam de ajuda. Claro que isso vem de gente insensível.
Grande Projeto!!! Tomara que seja aprovado!! Precisamos ser mais severos mesmo com os abusos que os animais vêm sofrendo de gente que não tem o mínimo de sentimento!! Parabéns ao deputado pela iniciativa!!
Que bacana. Ótima iniciativa.
Eliane
Que bacana!!
Mas, gente, não era esse deputado que era suspeito de alguns desvios???
Boa iniciativa, mas acompanhamos com cuidado!!
Postar um comentário