Aumiguinhos seguidores

1234

Arthur Jimmy Tobinho Juninho Bucca Lipe Japi Max Panchito Oliver Bidu Ringo Mahler Scott Jones Guga Dudu Sushiro Bóris Bud Bóris Freud Balu Átila Mibi Pampa Tobi Toddy Rafinha Puff Rick Bob Linos Ozzy Toby Billy Zorro Billy Mink Scooby Sushi Caco Chasa Cusco Piá Diego Dieque Robert Percy Dusque Rock Fredy Pico Angelina Mel Ariel Chiquinha Bita Maria Sacha Cindy Preta Mel Philomena Bambi Jade Liza Giulli Pepê Mel Puppy Diddy Princesa Luli Menininha Malu Liza Mel Lori Belinha FunnyFlor Mariah Mel Fifi Foxy Bianca Luma Tereca Preta Laika Sofhie Nastácia Chantal Julie Lady Nikita Lalinha Luna MaryJane Mel Mila Mel Muca Rebeca Sofia Tina
Jack Timmy Jobi Kauai Berg Off-set Suky Max Tom Lucca Wicket Caio Kim Mutley Nenê Ozzy Paco Ringo Scooby Tchuco Teco Benson Pongo Bill Scooby Aussie Manny ChingPuff He-man Tommy Garu Bob Zulu Nenê Toy Buddy Buddy Guaíba Jack Bidu Kid Marley Tchan Eros Lilo Quico Budy Frederico Pulga Twix Teddy Ingui LumaMalu Kayla PandaVida Teca Cookie Pérola Tina Bibita Belinha Vitória Brisa Polyana Liza Vicky Fiona JadeMel Babi Luna Zíngara KaylliFrida Shoya Suzy Malu Punk Cindy Mel Zucca Jade Shelly Toya Laila KittyMaria Corina Meg Lili Lala Loirinha Preta Kelly Kika Brida Lili Cacau Lessie Lili Malu Belinha Belinha Pretinha Lua Titica Sépia
Aquiles Pilincho Spoof Jaspe Zeus Woody Minduim Toby Zuki JiuJitsu Guri JeanLuka Benjor Zene Kadu Olivio Freddy Órion Bobi Platão Toy Oscar Banzé Zayon Spyke Reef Moshe Chopp Joey Bóris Ozzy Rock Belo TheoFVK Polaco Kirky Chukie Napoleão Luigi Afonso Nemo Dick Ciborg Chuky Friedrich Nietzsche Juba Leo João Duque Zyon Theo Tobi Piggy Naná Belinha Meg Pelúcia Lila Maria Ellie Clara Vicki Angel Sushi Gracy Mel Duquesa IndoGreta Bita Belinha Belinha Gracinha Shana e Serena Meggie Chiquinha Minnie Fênix Belinha Lilica Hanna Lola Kiara Mel Pitoca Dolly Mocinha Maya Mel Sofia Luna Xakira Vida Fiona Pituca Melinda Mel Ludmila Penélope Miles Shoyo Pucca Brunet Bolinha Lua
Tchurtchuro Theo Tito Pingo Jorge Freddy Shoyo Bono Mustafá Tinga Justin Boni Félix Soleil Barney Meggy e Chanel Lola Branca Lola Lumen Pedrita Tuxa Gabi Lili Sofia Funny Mel Tiffany Juju Vicky Pieper Dalila Luna Molly Dolly Cristal Gaia e Penélope Miucha

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

1596. Cuidado com o banho do seu aumiguinho na Pet Shop

O ano de 2012 foi marcado por diversos casos de negligência e maus-tratos contra animais em Pet Shops do país. A falta de profissionais qualificados, a precariedade na infraestrutura e o descaso com a segurança dos animais são alguns dos motivos que levam tutores à justiça para proteger os bichinhos e seus direitos ou, até mesmo, punir os donos de estabelecimentos.

A estudante de Psicologia, Mariane Marçal de Almeida, se deparou, em novembro, com um problema grave e com uma grande tristeza. Após entregar as duas cadelas da família para banho como, de costume, aos funcionários da Clínica Veterinária Clinvet, em Dracena, SP, uma delas não retornou.
Mariane levava a cadela Belinha, da raça Chow Chow, de cinco anos e outra da raça Lhasa Apso, de dois anos, há dois anos para tomar banho na clínica, devido à amizade que tinha com uma das funcionárias. Entretanto, na semana passada recebeu a informação de que por volta das 11 horas, após tomar banho, Belinha foi deixada secando ao sol e acorrentada. “Posteriormente os funcionários saíram para o almoço e esqueceram a cachorra que acabou se estrangulando com a corrente. Informaram-me que há poucos dias contrataram uma funcionária nova e que ela ainda passava pelo processo de orientação da forma correta de dar banho nos animais. Porém devido à quantidade de pelos da Belinha, a funcionária colocou-a para secar ao sol, com uma corrente e esqueceu-se de recolhê-la. Se fosse para deixá-la secar no sol, eu mesma dava banho em casa”, diz.
A estudante pontua que após o ocorrido, o médico veterinário responsável e proprietário da Clinvet, Ernesto Scardovelli entrou em contato com ela através de telefonema mostrando o ressentimento pelo ocorrido e ofereceu outro cão em troca.
“Já estou procurando todos os meus direitos e coloquei uma advogada para dar suporte ao caso. Ela mesma me afirmou que cabe processo contra negligência sobre o que ocorreu”.

Este não é um caso isolado. O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou a dona do Pet Shop Quatro Patas e seu filho por maus-tratos contra animais. Solange Barroso Pereira e Daniel Henriques foram flagrados, em vídeos gravados por um ex-funcionário do pet shop, agredindo os cães clientes durante os processos de banho e tosa.

Outro caso triste, que ocorreu neste mês de dezembro, é o de Cátia Maria de Oliveira. A Justiça do Rio condenou o pet-shop Parada Animal, em Volta Redonda, no interior do Rio, a pagar indenização no valor de R$ 10 mil, por danos morais, à tutora de da cadela poodle que fugiu do estabelecimento, foi atropelada e morreu.  Cátia havia levado a cadela à loja para tomar banho, quando a negligência dos responsáveis permitiu que ela escapasse.

Casos como estes são cada vez mais comuns. A demanda por locais deste gênero, impulsionada pela economia crescente do país e pela grande quantidade de famílias que adotam animais, é maior que a possibilidade de profissionalização de funcionários e donos de estabelecimentos. A chance de sucesso dos Pet Shops motivam empreendedores a se aventurarem em pontos comerciais que lidam com animais, porém, a falta de regularização destes estabelecimentos possibilita a contratação de profissionais que não têm qualificação para lidar com eles.
O grande problema é que as ações judiciais não trazem os animais de volta, e nem curam suas feridas. Por isso, para diminuir casos como os que citamos acima, é importante que os tutores de animais estejam sempre atentos a alguns critérios antes de deixar sua amigo peludo sob a responsabilidade de um estabelecimento.
Atenção ao local

O principal é confiar no estabelecimento. Se você conhece o dono, se já frequenta o local a algum tempo ou se foi indicação de uma amigo atento, ótimo. Porém, isso não deve fazer com que você confie cegamente. É sempre importante manter olhos bem abertos e pedir para conhecer as instalações antes de levar o peludo para lá. Muitos estabelecimentos são perigosos para os animais pois não são higiênicos e/ou possuem material insalubre ao alcance dos pets. Muita atenção.
Esteja presente

Muitos Pet Shops alegam que a presença do tutor deixa o animal mais agitado durante o banho ou tosa. Isso é mentira! Os animais se sentem mais confortáveis quando seu tutor está presente, pois ficam menos ansiosos por estarem sozinhos com alguém que eles não conhecem.  Esteja lá e observe tudo e se o local não permitir, desconfie!
Equipamentos e funcionários

Procure saber quais são os equipamento que o pet shop utiliza para banho e tosa dos animais. Grandes estabelecimentos podem utilizar fornos de secagem que funcionam como micro-ondas. Imagine como não deve ser estressante e assustados ser colocado em um equipamento de ar quente. Por isso é importante conhecer os procedimentos do começo ao fim, e saber se o funcionário que irá realizá-los tem o curso certificado de tosa de animais e se tem afinidade com os bichinhos.
Comportamento estranho

Fique muito atento quando o animal chega em casa depois do procedimento. Se ele estiver sonolento (alguns locais dopam os animais para que o atendimento seja mais fácil), com dores, queimaduras, pele avermelhada ou  qualquer outro sinal de machucados, investigue. Procure por outros tutores que passaram pela mesma situação, colete informações e tome precauções para que o seu animal não volte mais lá. Se o caso se confirmar, denuncie.
Violência ou acuamento

Observe se  o animal ficou mais violento ou medroso após o procedimento. Alguns cães ou gatos, quando sofrem maus-tratos em pet shops, podem demostrar isso atacando membros da família ou se escondendo ou isolando do contato com seus tutores.
Atenção aos horários

Evite que seu melhor amigo passe mais tempo que o necessário no pet shop. Alguns destes locais colocam os animais em gaiolas muito pequenas, sem água ou comida, e os esquecem por lá até que o tutor venha buscá-los. Isso gera estresse no animal e faz com que ele tenha medo de voltar ao estabelecimento para tomar banho ou tosar. Se você não puder esperar no local até o fim do procedimento (de preferência, acompanhando de perto), vá buscá-lo o quanto antes.
Exija a Nota Fiscal

É um procedimento básico para qualquer pagamento de compra ou serviço, mas, nestes casos, muitos tutores se esquecem. Para sua segurança e de seu animal, ao deixá-lo para banho ou tosa, peça nota fiscal com os seus dados e a descrição do animal (raça, idade, sexo). Exija que seja feito em papel timbrado da loja com CNPJ, e assinado pelo veterinário responsável com seu número de identificação no CRMV. Esta é sua segurança para comprovar o serviço prestado em caso de processos e outros procedimento judiciais.

Autoria : Rafaela Pietra

Nenhum comentário: