Aumiguinhos seguidores

1234

Arthur Jimmy Tobinho Juninho Bucca Lipe Japi Max Panchito Oliver Bidu Ringo Mahler Scott Jones Guga Dudu Sushiro Bóris Bud Bóris Freud Balu Átila Mibi Pampa Tobi Toddy Rafinha Puff Rick Bob Linos Ozzy Toby Billy Zorro Billy Mink Scooby Sushi Caco Chasa Cusco Piá Diego Dieque Robert Percy Dusque Rock Fredy Pico Angelina Mel Ariel Chiquinha Bita Maria Sacha Cindy Preta Mel Philomena Bambi Jade Liza Giulli Pepê Mel Puppy Diddy Princesa Luli Menininha Malu Liza Mel Lori Belinha FunnyFlor Mariah Mel Fifi Foxy Bianca Luma Tereca Preta Laika Sofhie Nastácia Chantal Julie Lady Nikita Lalinha Luna MaryJane Mel Mila Mel Muca Rebeca Sofia Tina
Jack Timmy Jobi Kauai Berg Off-set Suky Max Tom Lucca Wicket Caio Kim Mutley Nenê Ozzy Paco Ringo Scooby Tchuco Teco Benson Pongo Bill Scooby Aussie Manny ChingPuff He-man Tommy Garu Bob Zulu Nenê Toy Buddy Buddy Guaíba Jack Bidu Kid Marley Tchan Eros Lilo Quico Budy Frederico Pulga Twix Teddy Ingui LumaMalu Kayla PandaVida Teca Cookie Pérola Tina Bibita Belinha Vitória Brisa Polyana Liza Vicky Fiona JadeMel Babi Luna Zíngara KaylliFrida Shoya Suzy Malu Punk Cindy Mel Zucca Jade Shelly Toya Laila KittyMaria Corina Meg Lili Lala Loirinha Preta Kelly Kika Brida Lili Cacau Lessie Lili Malu Belinha Belinha Pretinha Lua Titica Sépia
Aquiles Pilincho Spoof Jaspe Zeus Woody Minduim Toby Zuki JiuJitsu Guri JeanLuka Benjor Zene Kadu Olivio Freddy Órion Bobi Platão Toy Oscar Banzé Zayon Spyke Reef Moshe Chopp Joey Bóris Ozzy Rock Belo TheoFVK Polaco Kirky Chukie Napoleão Luigi Afonso Nemo Dick Ciborg Chuky Friedrich Nietzsche Juba Leo João Duque Zyon Theo Tobi Piggy Naná Belinha Meg Pelúcia Lila Maria Ellie Clara Vicki Angel Sushi Gracy Mel Duquesa IndoGreta Bita Belinha Belinha Gracinha Shana e Serena Meggie Chiquinha Minnie Fênix Belinha Lilica Hanna Lola Kiara Mel Pitoca Dolly Mocinha Maya Mel Sofia Luna Xakira Vida Fiona Pituca Melinda Mel Ludmila Penélope Miles Shoyo Pucca Brunet Bolinha Lua
Tchurtchuro Theo Tito Pingo Jorge Freddy Shoyo Bono Mustafá Tinga Justin Boni Félix Soleil Barney Meggy e Chanel Lola Branca Lola Lumen Pedrita Tuxa Gabi Lili Sofia Funny Mel Tiffany Juju Vicky Pieper Dalila Luna Molly Dolly Cristal Gaia e Penélope Miucha

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

1122. Entrevista com a Fernanda publicada no jornal A Notícia, de Joinville, Santa Catarina


Sou a caçula de quatro irmãos. Minha mãe era costureira e meu pai adorava carpintaria. Além disso, estudei em colégio de freiras, que na época incentivava muito as aulas de técnicas domésticas. Cresci vendo minhas irmãs confeccionando seus próprios enxovais e meu irmão montando móveis de madeira em miniatura. Enquanto minha mãe costurava, eu aproveitava os retalhos de tecido para confeccionar as roupinhas das minhas bonecas. Sempre fui muito observadora e aprendi cedo a bordar ponto- cruz, tapeçaria e então não parei mais, pois já tinha certeza que realmente o artesanato é a minha grande paixão.

Você busca inspiração onde?

Adoro estar em contato com a natureza e faço dela a minha grande fonte de inspiração. Geralmente quem trabalha com artesanato tem uma visão diferenciada do cotidiano, pois coloca mais sensibilidade em tudo que faz e ouve. Por isso um lugar, um objeto, uma música ou até mesmo um estado de espírito já são suficientes para estimular uma bela criação.

*

*

E os materiais, encontra onde?

Como é um material de fácil acesso, eu tenho a colaboração de muitos colegas, vizinhos e amigos que separam tampas, latas e garrafas pet. O que acaba trazendo um grande benefício ao Planeta, pois envolve indiretamente grande parte da comunidade.

*

Como é a sua rotina? Como começou o trabalho com reciclagem?

Iniciei o meu interesse pela reciclagem quando vim morar em Porto Alegre/RS. E foi entre um passeio e outro nos parques e praças, que observei o descaso e o estado de abandono do meu bairro. Foi a partir deste momento que conscientizei-me de que o mundo em que vivemos é o que construímos. Daí surgiu o atelier tapera urbana, querendo mostrar às pessoas que é fácil mudar para melhor, basta força de vontade e que cada um pode fazer a sua parte, mesmo que pequena. Foquei a minha visão na quantidade de sacos de lixo que são depositados diariamente nas calçadas, nas caçambas de recolhimento de entulhos e percebendo a grande diversidade de elementos que junto com estes são descartados, descobri que com um pouco de imaginação e criatividade, podemos transformar pequenas embalagens como latas, tampas, garrafas pets e até móveis, em utilitários versáteis e bonitos. Sei que a minha contribuição em benefício deste Planeta ainda é muito pequena, mas a lista com material reciclável que consegui recuperar, já fez uma grande diferença, afinal em apenas um ano de trabalho, o recolhimento destes totalizou 1.299 itens ( entre garrafas pet, latas, rolos de papel higiênico e tampas de plástico).

*

*

Qual peça significa/significou mais pra você?

Realmente é difícil responder qual a minha preferida, até porque, trabalho com várias técnicas, tais como: decoupagem, pachwork, pintura em tela, tapeçaria, bordados. Mas lembro muito bem de um porta-fósforos que fiz no primário, para o dia das mães, era uma bonequinha de lata, semelhante a estas da foto. Na verdade, vejo cada peça como sendo única, exclusiva, pois todas tem seu respectivo valor.

*

*

No processo de criação de uma peça qual a parte que mais dá trabalho e qual a parte que mais te envolve, o que prefere?

O que dá mais trabalho é a preparação da peça, principalmente se for com latas, pois são necessárias várias demãos de primer para a preparação da base, além de serem levadas ao forno, para que se tenha uma boa fixação desta no recipiente. E a que mais me envolve, com certeza, é o acabamento, e nesta hora aproveito para usar e abusar dos detalhes.

*

Já teve algum dia em que não teve inspiração? O que fez?

Sim e muitas vezes. E quando isso acontece procuro desviar a atenção para outras coisas, como ler um bom livro, assistir um filme, fazer caminhadas, de repente a inspiração surge.

*

*

Quando está desenvolvendo uma peça costuma assistir tv, ouvir música ou prefere o silêncio?

Não consigo fazer nada em silêncio. Quando estou desenvolvendo minhas peças, a televisão está sempre ligada.

*

O que te motiva a ser crafter?

Ter consciência de que a minha participação é tão importante como a de qualquer outra pessoa para a sobrevivência deste planeta. Por isso a necessidade de fazer algo que possa contribuir para modificar a atual situação. Esta foi a forma que encontrei de estimular a sensibilidade das pessoas, mostrando-as que é possível unir o útil ao agradável com pequenas mudanças de hábito.

*

*

Dica para iniciantes.

Primeiramente acreditar na sua capacidade, se você gosta realmente de trabalhos manuais, então você pode aprender qualquer técnica. Também não podem faltar o amor, a paciência e a dedicação (o capricho é indispensável no acabamento da peça); responsabilidade (prazos de entrega devem serem cumpridos sempre que possível e muita criatividade (evite copiar). Não tenha medo de inovar. O sucesso de um verdadeiro artista ou artesão estará nos pequenos detalhes que farão a grande diferença.

*

Nome: Fernanda Eliza Eick

Marca: Atelier Tapera Urbana

Cidade: Porto Alegre/RS

Onde encontrar: www.taperaurbana.blogspot.com

Um comentário:

Fernanda Eick disse...

Oi Cris!
Você é muito gentil!!
Obrigada por compartilhar com os aumigos da praça, mais um momento feliz e importante para mim.
Realmente este ano foi muito positivo, pois todo o esforço e dedicação que depositei em uma das grandes paixões da minha vida, que é o artesanato, está sendo reconhecido. Sem falar na agradável oportunidade que tenho de unir o prazer de criar, à imensa satisfação de ter cumprido com o meu dever de cidadã do mundo.
Ano que vem tem mais, se Deus quiser!!
Gde abraço.
Fê.