Auau... aumiguinhos!
O prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2010 foi para o filme “The Cove - A Baía da Vergonha”, de Louie Psihoyos e Fisher Stevens.
O filme denuncia o massacre dos golfinhos em Taiji, uma cidade litorânea japonesa e que tem uma baía (onde os pescadores alegam que a caça destes mamíferos é uma "tradição centenária"), e é a história real do defensor de golfinhos Ric O’Barry – conhecido por seu trabalho com os golfinhos da série televisiva Flipper, de Louie Psihoyos – fotógrafo da revista National Geographic durante 18 anos, e uma equipe de ativistas na defesa dos golfinhos.
A equipe começa a desvendar uma máquina cruel e insensível que esconde um terrível segredo: implacáveis pescadores, policiais e autoridades aliam-se na exploração dos golfinhos, sujeitando-os a chacinas sangrentas ocultadas do olhar de todos. Tudo em nome da carne de golfinho e da exportação dos animais para zoológicos e parques marinhos, um negócio de milhões que se faz à custa de cerca de 23 mil golfinhos mortos anualmente.
É claro que o prefeito da cidade de Taiji se manifestou dizendo que a pesca é realizada de acordo com a lei e que, portanto, não é um ato ilegal. O prefeito Sangen pediu respeito a todas as culturas alimentícias e lembrou que o consumo da carne de golfinho se baseia em uma tradição de muitos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário