Companhia: em geral, é benéfico para a saúde e para a mente de quem vive sozinho ou não tem contato constante com familiares ou amigos.
Diversão: o animal, principalmente os domésticos, propiciam diversão e brincadeiras aos donos e são motivo de alegria.
Atenção: o indivíduo supre necessidades de atenção ou de toque que poderiam estar deficientes, principalmente para quem mora sozinho.
Facilitador social: alguns animais como o cachorro facilitam contatos entre as pessoas na rua e ainda as estimulam a caminhadas.
Redução de tensão: pode ajudar a reduzir a tensão para a relação entre humanos. Por isso, muitas, vezes, quando a pessoa chega em casa, brinca primeiro com animal.
ASPECTOS NEGATIVOS
Compensação: ao compensar uma solidão ou uma necessidade de carinho, a pessoa já não acha necessário procurar o contato humano.
Compensação: ao compensar uma solidão ou uma necessidade de carinho, a pessoa já não acha necessário procurar o contato humano.
Isolamento: é outra conseqüência dessa desistência, causada também pelo senso de proteção que faz com que a pessoa não saia de casa.
Ansiedade de separação: estado mental em que a pessoa fica nervosa em apenas alguns minutos longe do animal por não conseguir separar-se.
Desconfiança: pessoa passa a não confiar no ser humano por considerar o animal "fiel", diferentemente de outras pessoas que conhece.
Dependência: animal vira a parte central da vida da pessoa, que não se imagina sem ele e até adoece junto. Desejos do animal viram prioridade.
Fonte : ClicRBS 05/08/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário