Aumiguinhos seguidores

1234

Arthur Jimmy Tobinho Juninho Bucca Lipe Japi Max Panchito Oliver Bidu Ringo Mahler Scott Jones Guga Dudu Sushiro Bóris Bud Bóris Freud Balu Átila Mibi Pampa Tobi Toddy Rafinha Puff Rick Bob Linos Ozzy Toby Billy Zorro Billy Mink Scooby Sushi Caco Chasa Cusco Piá Diego Dieque Robert Percy Dusque Rock Fredy Pico Angelina Mel Ariel Chiquinha Bita Maria Sacha Cindy Preta Mel Philomena Bambi Jade Liza Giulli Pepê Mel Puppy Diddy Princesa Luli Menininha Malu Liza Mel Lori Belinha FunnyFlor Mariah Mel Fifi Foxy Bianca Luma Tereca Preta Laika Sofhie Nastácia Chantal Julie Lady Nikita Lalinha Luna MaryJane Mel Mila Mel Muca Rebeca Sofia Tina
Jack Timmy Jobi Kauai Berg Off-set Suky Max Tom Lucca Wicket Caio Kim Mutley Nenê Ozzy Paco Ringo Scooby Tchuco Teco Benson Pongo Bill Scooby Aussie Manny ChingPuff He-man Tommy Garu Bob Zulu Nenê Toy Buddy Buddy Guaíba Jack Bidu Kid Marley Tchan Eros Lilo Quico Budy Frederico Pulga Twix Teddy Ingui LumaMalu Kayla PandaVida Teca Cookie Pérola Tina Bibita Belinha Vitória Brisa Polyana Liza Vicky Fiona JadeMel Babi Luna Zíngara KaylliFrida Shoya Suzy Malu Punk Cindy Mel Zucca Jade Shelly Toya Laila KittyMaria Corina Meg Lili Lala Loirinha Preta Kelly Kika Brida Lili Cacau Lessie Lili Malu Belinha Belinha Pretinha Lua Titica Sépia
Aquiles Pilincho Spoof Jaspe Zeus Woody Minduim Toby Zuki JiuJitsu Guri JeanLuka Benjor Zene Kadu Olivio Freddy Órion Bobi Platão Toy Oscar Banzé Zayon Spyke Reef Moshe Chopp Joey Bóris Ozzy Rock Belo TheoFVK Polaco Kirky Chukie Napoleão Luigi Afonso Nemo Dick Ciborg Chuky Friedrich Nietzsche Juba Leo João Duque Zyon Theo Tobi Piggy Naná Belinha Meg Pelúcia Lila Maria Ellie Clara Vicki Angel Sushi Gracy Mel Duquesa IndoGreta Bita Belinha Belinha Gracinha Shana e Serena Meggie Chiquinha Minnie Fênix Belinha Lilica Hanna Lola Kiara Mel Pitoca Dolly Mocinha Maya Mel Sofia Luna Xakira Vida Fiona Pituca Melinda Mel Ludmila Penélope Miles Shoyo Pucca Brunet Bolinha Lua
Tchurtchuro Theo Tito Pingo Jorge Freddy Shoyo Bono Mustafá Tinga Justin Boni Félix Soleil Barney Meggy e Chanel Lola Branca Lola Lumen Pedrita Tuxa Gabi Lili Sofia Funny Mel Tiffany Juju Vicky Pieper Dalila Luna Molly Dolly Cristal Gaia e Penélope Miucha

domingo, 31 de agosto de 2008

sábado, 30 de agosto de 2008

133. Não duvide... seu aumicão é muito esperto!

Um cão adulto consegue alcançar o nível intelectual e lingüístico de uma criança de dois anos, dada a sua capacidade de aprender mais de 120 comandos de adestramento diferentes. Eles só são incapazes de verbalizar por razões anatômicas.
Esse aprendizado deve-se, em grande parte, aos seus sentidos apurados. A audição dos cães, por exemplo, é bem superior à humana. Um cão consegue escutar um som 4 vezes mais longe que uma pessoa.
Sabe quando você conversa com seu mascote e ele inclina a cabeça? Você pensa: "Que fofo, ele está prestando atenção!". Pois saiba que, ao inclinar a cabeça, o cão consegue detectar a origem do som em apenas 6 centésimos de segundo, ou seja, 0,06 segundo. Os cães também detectam sons de frequências menores e maiores do que as que a gente detecta. Assim, o intervalo da frequência do som que eles captam é bem maior que a do homem.
Fonte : ClicRBS 30/08/08

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

132. Uma dupla história de auuuuuumor!

Hoje, pela manhã, encontrei a Foxy e o Linos na pracinha. São dois aumigos que foram audotados por um casal pra lá de especial! O Linos (nome que lembra o persongem que carrega um cobertorzinho e chupa o dedo polegar nas tirinhas do Snoopy) foi o primeiro, e agora veio a Foxy (raposinha) que tem, aproximadamente, um aninho de idade. Eles foram recolhidos por este simpático casal quando apresentavam precárias condições de saúde e foram tratados, cuidados e muito auuuuuuuumados, e por isso reagiram tão bem e se tornaram estes aumicães muito alegres e felizes!
Estou junto com eles nesta fotinho pra lembrar que o Linos não desgrudava os olhos desta doce figurinha, esperando que eu me rendesse aos seus apelos, cheiradas e carinhos. Daí, depois de tentativas de mantê-lo à distância com meus gritinhos, a minha natureza canina começou a dizer... sim, a natureza canina dele já dizia o tempo todo... sim, mas as guias esticadas que nos protegiam diziam... não! O chamado da natureza vai ter de esperar um novo ciclo... não foi dessa vez aumiguinho! Auuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!

131. Fotinhos dos aumiguinhos : Foxy e Linos











sábado, 23 de agosto de 2008

130. Enquanto isso... deste lado do planeta...




Cocô... cocozinho... e cocozão de cores e tamanhos variados, encontrados hoje de manhã (uma pequena amostra, porque tinha mais), feitos por cachorrinhos e por todo o lado do caminho do nosso micro mundinho... um pequenino espaço do planeta e que alguns dos freqüentadores que os trazem para passear não juntam, continuando a sujar, sem se importarem com as outras pessoas e aumicães que dividem o mesmo espaço e que se empenham pela sua preservação.

O que dizer mais?! Sinf... snif... aumiguinhos!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

129. Enquanto isso... do outro lado do planeta...

Auau...aumigos!

Olhem só que legal que é poder passear e encontrar um lugar onde tem saquinhos pra recolher o cocozinho dos nossos aumiguinhos que moram lá do outro lado do planeta... é só pegar e usar! É o cuidado com o meio ambiente e com a saúde dos que transitam por lugares onde convivem aumicães e humanos que faz a grande diferença entre os níveis de desenvolvimento das nações! Olhando pra essa placa, lembro de quanta "sujeira" encontramos diariamente na nossa pracinha (um espaço tão pequeno) e que alguns donos de aumicães teimam em não juntar, não tendo a mínima consciência de que precisamos cuidar do nosso lugar de lazer e convívio, pois ele pertence a todos nós (qual o sentido de sujar nossas patinhas, narizinhos e boquinhas com cocô?... ou então, ainda pior, ficarmos doentes!).

Lambeijos aufetuosos, papai!

domingo, 17 de agosto de 2008

128. Os menores cães do mundo

Brandy é o nome do cachorro, que tem 4 anos de idade e é o menor cachorro do mundo em comprimento (da ponta do nariz até a cauda) pois ele mede 15,2cm. Ele é um pouco maior que uma latinha de refri e nunca latiu.
Chihuahuas são cães extremamente pequenos. O nome desta raça vem do estado de Chihuahua no México, onde a raça foi descoberta em 1850. Este tipo de cão é extremamente inteligente, afetuoso e possessivo. É considerado pela maioria das pessoas um cachorrinho de colo, mas revela-se um excelente cão de alerta em miniatura.
Existem duas variedades de Chihuahua: a de pêlo curto e a de pêlo longo. Nenhuma delas requer cuidados especiais com a pelagem: uma rápida escovação diária é suficiente para manter os pêlos brilhantes e macios.
De porte pequeno, o Chihuahua adapta-se perfeitamente a espaços pequenos e não precisa de muitos exercícios. É uma raça que exige poucos custos de manutenção. Eles vivem em média entre 8 e 18 anos.Acredita-se que o Chihuahua tenha sido o cão sagrado dos astecas. Mas sabe-se que no Egito, há cerca de 3 mil anos, já existia um cão bastante similar ao Chihuahua. Em 1910, foram encontrados dentro de uma tumba egípcia os restos mumificados de um pequenino cão cujo crânio tinha o formato característico de um Chihuahua.
Na Capela Sistina, um dos afrescos pintados por Botticelli no século XV mostra um cão muito similar ao Chihuahua. Esses primeiros exemplares da raça tinham orelhas maiores e tinham o porte mais avantajado que o Chihuahua que atualmente conhecemos.
Boo Boo, uma cachorrinha de apenas 10,16 cm de altura e pesando 675 gramas é oficialmente o menor cachorro do mundo segundo o Guinness Book of World Records. Aqui está ela posando toda garbosa com seu vestido
novo ao lado de uma caixa de fósforos.
Fonte : Mundo Gump

Esta cãoriosidade foi sugerida pelos auauauaunimados cãolaboradores do nosso "Quarteto Fantástico".

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

127. Entendendo sobre cio e acasalamento

O primeiro cio da cadela ocorre entre os 6 até 14 meses de idade, dependendo da raça.
Nas cadelas o cio ocorre a cada 6 meses, podendo ocorrer variações dependendo do estado de saúde, uso de hormônios, clima, presença de outros animais e outros.
O tempo de duração de cada cio também pode variar, mas de uma forma geral fica entre 15 a 20 dias.
O período fértil ocorre nos últimos 4 dias, quando ocorre a ovulação, ou seja, por volta do 11o dia, quando cessa o sangramento e a cadela aceita o macho.
A fêmea só deve ser acasalada após o terceiro cio. Nessa fase de idade ela já estará amadurecida o suficiente para ter seus filhotes, seu desenvolvimento físico já terá se completado e a gestação não lhe trará problemas de saúde.
O macho pode cruzar a partir de 1 ano de idade, antes disso ele pode não conseguir fertilizar a fêmea.
A escolha do macho também é importante, ele deve ser mais velho e experiente (principalmente se for o primeiro acasalamento da fêmea) e menor do que a fêmea, para que os filhotes não sejam muito grandes e causem problemas na hora do parto.
A freqüência de acasalamento e gestação deve ser a mais baixa possível. Uma fêmea que procrie em excesso gera filhotes fracos e com alta mortalidade e também compromete sua própria saúde.
Antes do acasalamento, a fêmea deve ser levada a um veterinário, para que seu estado de saúde seja examinado. As vacinas devem estar em dia e o esquema de vermifugação também.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

126. Filossofando...

A LÓGICA DE UM CACHORRO!

A razão de um cachorro ter tantos amigos
é que ele abana o rabo em vez da língua.
(Anônimo)


Não há nenhum psiquiatra no mundo
igual a um filhote de cachorro que lambe a sua face.
(Ben Williams)

Um cachorro é a única coisa na terra
que o ama mais que a ele mesmo.

O cachorro comum é mais agradável que a pessoa comum.
(Andy Rooney)

A pessoa que não conhece o gosto do sabão,
nunca lavou um cachorro.
Franklin P Jones

Se seu cachorro for gordo é porque
você não está brincando com ele.
(Desconhecido)

Se você apanha um cachorro faminto e o alimenta,
ele não o morderá; esta é a principal diferença
entre um cachorro e um homem.
(Mark Twain)

Cachorros não são eternos na nossa vida,
mas eles fazem nossas vidas eternas.
(Roger Caras)

Se você pensa que cachorro não sabe contar,
coloque três biscoitos de cachorro em seu bolso
e lhe dê apenas dois.
(Phil Pastoret)

A razão de você estar
lendo isto,
é porque...
... os aumicães podem cheirar uma pessoa boa
ao longe!
Do nosso "Quarteto Fantástico", a equipe auauauaupoiadora do bloguinho.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

125. Bud "patinhas na estrada" aupresenta novidades

Nosso aumiguinho Bud enviou para o bloguinho os saupatinhos que são muito fofinhos e que protegem as patinhas que não se cansam de passear dando voltas na pracinha (como as dele), e o edredon super levezinho e macio com motivos cãoninos, quentinho e acãochegante para estes dias mais frios! Eles foram cãofeccionados lá na Loja Dolce Vita (informações na postagem de número 120, neste mês de agosto), aquela lojinha que o Budinho (como o chama afetuosamente sua mamãe), farejou quando viajou com a faumília no mês passado. Legal, né?
Lambeijos de todos os aumicães pra você, aumiguinho!

sábado, 9 de agosto de 2008

124. A Prece de um Cão



















Mais uma linda mensagem dos nossos auauauaufetuosos aumiguinhos do "Quarteto Fantástico" para os sensíveis leitores do bloguinho e seus aumados companheirinhos.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

123. Nossos novos aumigos... os papagaios!


Auau...
aumigos!
Mais uma vez, aí estão os barulhentos papagaios da pracinha que estão encantando quem passa por lá... nunca vi tanta gente olhando pra cima e procurando por eles, quando o que acontece aqui por baixo é tão mais interessante para os aumicães! Pelo menos, uma coisa temos em comum com estas aves que dizem poder imitar a voz dos humanos... também fazemos o maior augito quando chegamos na praça e encontramos nossos aumiguinhos (os deles, os passarinhos)!

122. Testamento de um cão

Testamento de um Cão

Minhas posses materiais são poucas e eu deixo tudo para você…
Uma coleira mastigada em uma das extremidades, faltando dois botões. Uma desajeitada cama de cachorro e uma vasilha de água que se encontra rachada na borda.

Deixo para você a metade de uma bola de borracha. Uma boneca rasgada que você vai encontrar debaixo da geladeira, um ratinho de borracha sem apito que está debaixo do fogão da cozinha e uma porção de ossos enterrados no canteiro de rosas e sob o assoalho da minha casinha. Além disso, eu deixo para você a memória, que aliás são muitas.

Deixo para você a memória de dois enormes e meigos olhos cor de mel, de um nariz molhado e de choradeiras atrás da porta.

Deixo para você uma mancha no tapete da sala de estar junto à janela, quando nas tardes de inverno eu me apropriava daquele lugar, como se fosse meu, e me enrolava feito uma bolinha para pegar um pouco de sol.

Deixo para você um tapete esfarrapado em frente de sua cadeira preferida, o qual nunca foi consertado com o tipo de linha certo….isso é verdade. Eu o mastiguei todinho, quando ainda tinha cinco meses de idade, lembra-se?

Também deixo para você as memórias da primeira surra que levei quando comi seu celular e também todo o meu esquecimento …

Deixo para você um esconderijo que fiz no jardim debaixo dos arbustos perto da varanda da frente, onde eu costumava me esconder do sol nos dias de verão.Ele deve estar cheio de folhas agora e por isso talvez você tenha dificuldades em encontrá-lo. Sinto muito!

Deixo também só para você, o barulho que eu fazia ao sair correndo sobre as folhas de abril, quando vagabundeávamos pelo sítio.

Deixo ainda, a lembrança de momentos pelas manhãs, quando saíamos junto pela margem das lagoas do condomínio e você me dava aqueles biscrocks coloridos. Recordo-me das suas risadas, porque eu não consegui alcançar aquele coelho impertinente.

Deixo-lhe como herança minha devoção, minha simpatia, meu apoio quando as coisas não andavam bem, meus latidos quando você levantava a voz aborrecido… e minha frustração por você ter ralhado comigo todas as vezes que eu colocava o nariz debaixo da cauda.

Eu nunca fui à igreja, nunca escutei um sermão, e sem ter dito sequer uma palavra em minha vida, deixo para você lições de paciência, de tolerância, amor e compreensão. Sua vida tem sido mais rica porque eu vivi.
Nossos auauauaudoráveis aumiguinhos do "Quarteto Fantástico" mais uma vez dividem momemtos de grande sensibilidade com todos os aumicães!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

121. Os 10 Mandamentos do Aumicão

Auau... aumiguinhos!

Para conhecer os 10 "Mandamentos do Aumicão", cliquem em cima do texto para ampliar e facilitar a leitura.

Os auauauaumados aumiguinhos do "Quarteto Fantástico" enviaram esta linda mensagem para o bloguinho, para lembrar aos humanos que é muito simples a cãovivência com os aumicães : respeito, compaixão, compreensão, paciência e confiança são palavrinhas mágicas para a nossa feliz jornada juntinhos neste planeta!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

120. Bud divulga loja de roupas e acessórios cãoninos

Auau... aumigos!

Este é o nosso aumiguinho Bud, mostrando sua caupinha de chuva, agora também conhecido pela gaulerinha como o aumicão "patinhas na estrada".
É que ele gosta muito de viajar com a faumília e, quando esteve recentemente em Santa Catarina, farejou um lugar onde vendem roupinhas (esta ele trouxe de lá) e acessórios para a turminha latidora com preços muito baratos.
Para quem tem interesse em conhecer a loja, o nome é "Loja Dolce Vita" (Atacado e Varejo) e a responsável é a Norma.
Para contatar : contatodolcevita@yahoo.com.br
Fone : (48)36482586 - Termas do Gravatal/SC

terça-feira, 5 de agosto de 2008

119. Bicho de estimação : amizade da saúde

ASPECTOS POSITIVOS
Companhia: em geral, é benéfico para a saúde e para a mente de quem vive sozinho ou não tem contato constante com familiares ou amigos.


Diversão: o animal, principalmente os domésticos, propiciam diversão e brincadeiras aos donos e são motivo de alegria.

Atenção: o indivíduo supre necessidades de atenção ou de toque que poderiam estar deficientes, principalmente para quem mora sozinho.

Facilitador social: alguns animais como o cachorro facilitam contatos entre as pessoas na rua e ainda as estimulam a caminhadas.

Redução de tensão: pode ajudar a reduzir a tensão para a relação entre humanos. Por isso, muitas, vezes, quando a pessoa chega em casa, brinca primeiro com animal.

ASPECTOS NEGATIVOS
Compensação: ao compensar uma solidão ou uma necessidade de carinho, a pessoa já não acha necessário procurar o contato humano.

Isolamento: é outra conseqüência dessa desistência, causada também pelo senso de proteção que faz com que a pessoa não saia de casa.
Ansiedade de separação: estado mental em que a pessoa fica nervosa em apenas alguns minutos longe do animal por não conseguir separar-se.

Desconfiança: pessoa passa a não confiar no ser humano por considerar o animal "fiel", diferentemente de outras pessoas que conhece.

Dependência: animal vira a parte central da vida da pessoa, que não se imagina sem ele e até adoece junto. Desejos do animal viram prioridade.
Fonte : ClicRBS 05/08/2008

118. Fotinhos dos aumiguinhos : Fifi e Bob











segunda-feira, 4 de agosto de 2008

117. Aumiguinhos pedem ajuda para cuidar da saúde da Pretta

A Pretta é a cadela que resgatei c/a d. Maria dia 26 de maio, na av. Carlos Barbosa - Poa.Desde então, está internada na clínica Bichos na av. Nonoai (3249-4552).Ela não caminhava, mas com o tratamento recebido já fica em pé e caminha meio tortinho...Estaria com alta por esses dias, mas o vet. Vicente propôs fazer um novo exame de sangue pq ela come muito bem, mas continua muito magra, como pode ser visto na foto.Hoje chegou o resultado: ela é DIABÉTICA!Ou seja, se ela já precisaria de um local onde tivesse atenção em razão de seu estado de recuperação do atropelamento, agora então precisa de mais atenção ainda.Ele vai fazer a curva glicêmica p/ver quanto de insulina ela precisa de imediato, mas depois ela talvez possa se manter só com ração especial p/cães diabéticos, que é caríssima!Alguém teria INSULINA ou RAÇÃO P/CÃES DIABÉTICOS para doar? Amanhã, após ter a atualização dos valores devidos na clínica, faço a prestação de contas das ajudas recebidas para ela.
Obrigada!
Denise(51) 9112-2547.

domingo, 3 de agosto de 2008

116. Por que os cachorros pequenos latem mais?

Porque, como seu porte não é suficiente para causar medo, eles têm que latir muito para impor sua presença. Um caso clássico de seleção natural : os cachorros pequenos que latiam mais se deram melhor. Os pastores de Shetland que mais latiam eram os mais valorizados na hora de tocar o rebanho. Já cães como os terriers, beagles e dachshunds, que eram usados como caçadores, tinham que fazer barulho para avisar ao caçador que haviam encontrado a presa. "Eles foram encorajados a latir e recompensados por isso. Está no seu DNA", diz Luelyn Jockymann, veterinária especializada em comportamento canino.
Mas a genética sozinha não justifica gritaria exagerada, já que o comportamento do cão pode ser reforçado ou modificado pelo ambiente e pela criação. "Latidos em excesso têm a ver com a baixa socialização, pouca visibilidade do ambiente externo ou mesmo condicionamento na criação", diz a veterinária Rúbia Burnier. Ou seja, muitas vezes o problema está em viver em apartamento e não em ser pequeno. Para evitar dor de cabeça, o filhote deve ser acostumado a visitas e a outros estímulos ambientais entre a 7a. e a 12a. semana de vida. Depois disso, fica mais difícil segurar a mania de grandeza dos baixinhos.

Fonte: Superinteressante Ago/2008

sábado, 2 de agosto de 2008

115. O latido do seu aumicão


Yorkshire - O que late mais
O cãozinho desbancou o Pincher e ficou no top dos cinco mais barulhentos, junto
com o Fox Terrier, Beagle, West Highland e Schnauzer.
Pug - O que late mais estranho
É provável que seu focinho limite a propagação do ar em seu canal nasal. Daí o latido rouco e curto, que parece engasgo.
Rottweiler - O que late mais alto
O seu latido de 105 decibéis ganha de uma bateria de escola de samba ou de uma sirene de ambulância (100 decibéis).
Schnauzer Miniatura - O que late mais fino
Originário da Alemanha, costumava ser utilizado no combate aos ratos. Os pêlos do focinho o protegiam das mordidas.
Fonte : Superinteressante Ago/2008

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

114. Agosto : "mês do cachorro louco"

Agosto é popularmente conhecido como o "mês do cachorro louco". Claro que há uma explicação científica para o título, ainda que muito vaga. Diz-se que é porque nesse mês há uma maior concentração de cadelas no cio, em decorrência das condições climáticas, o que gera maior promiscuidade entre os animais e, portanto, maior contágio da raiva, doença que os enlouquece.

A raiva é uma doença contagiosa que se transmite pelo contato. É causada por um vírus (rhabdovirus) que atinge de maneira letal o sistema nervoso do indivíduo contaminado. Caracteriza-se por perturbações nervosas de origem cerebral e medular, com excitação, depressão, paralisia e finalmente a morte. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão. O período de incubação do vírus após a mordida é de 20 a 60 dias, tanto para o homem quanto para os animais, que podem permanecer com o vírus até 10 dias antes da manifestação dos primeiros sintomas da doença. Quando a doença acomete animais carnívoros, com maior freqüência eles se tornam agressivos (raiva furiosa) e, quando ocorre em animais herbívoros, sua manifestação é a de uma paralisia (raiva paralítica). No entanto, em todos animais costumam ocorrer os seguintes sintomas: - dificuldade para engolir - salivação abundante - mudança de comportamento - mudança de hábitos alimentares - mudança de hábitos - paralisia das patas traseiras. Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um "uivo rouco".
Raiva furiosa (canina e felina). Fase inicial: alterações de comportamento, agitação, anorexia. Em 1 a 3 dias, os sintomas acentuam-se. O animal torna-se mais agressivo, atacando o próprio dono. Apresenta incoordenação motora, paralisia dos músculos da deglutição (laringe e faringe) e da mandíbula (salivação e dificuldade de deglutição). Pode caminhar grandes distâncias. O animal morre por convulsões e paralisia. Caso um cão que esteja atualmente imunizado seja mordido por um animal comprovadamente raivoso ou por animais silvestres numa área onde há casos de raiva, ele deve ser revacinado e observado durante 90 dias. O governo federal patrocina a vacinação contra a raiva canina e felina, que é coordenada pelo Estado e executada pelos municípios.
Fonte: Instituto Pasteur